Nos temas da nutrição desportiva, hoje ainda encontramos inúmeros falsos mitos e crenças, apesar de terem sido desfeitos há algum tempo. Em muitas ocasiões, incentivam o atleta a adotar padrões alimentares errados. Por isso hoje dou-te a oportunidade de vires conosco descobrir esses erros👇🏼
👉🏼O AÇÚCAR É PROIBIDO DURANTE A CORRIDA DE LONGA DURAÇÃO?
❌A glicose, é o principal substrato energético do corpo humano.
Portanto, um atleta que ingere este alimento antes da sua corrida tem o açúcar como fonte de energia. Ou seja, tirá-lo antes das provas de longa duração, por exemplo, é um grande erro!
Sem a ingestão do açúcar, os stocks de glicogênio (o armazenamento de açúcares) serão esgotados e o atleta, por sua vez, pode entrar num possível quadro de hipoglicemia — o que resultaria de um desmaio seguido de queda e, consequentemente, lesão.
👉🏼A MESMA PRESCRIÇÃO SERVE PARA TODOS OS ATLETAS?
❌Uma coisa é certa: todos os atletas devem na sua alimentação usufruir de 70% de carboidratos uma vez que possuem gastos consideráveis de energia. Porém, um metabolismo é diferente do outro. Cada desportista é único e sua alimentação deve ser prescrita de maneira totalmente individual, respeitando suas necessidades e gastos calóricos.
👉🏼BEBER ÁGUA SEM ESTAR COM SEDE
❌A sede é um sinal clássico de que o corpo está a precisar de água, ou seja, está em processo de desidratação. Mas, atenção à quantidade de água ingerida.
Poucos sabem, mas água em excesso pode levar a hiponatremia, uma alteração no balanço eletrolítico que diminui drasticamente os níveis de sódio do organismo.
‼️Se não sabes a quantidade de água que seria indicado para ti, deixo-te mais uma dica:
35 ml de água para a quantidade de kg (peso corporal). Basta multiplicar o teu peso em kg por 35 ml para obteres o resultado. Por exemplo: 50 kg x 35 ml = 1.750 ml ou 1,75 litros‼️
👉🏼AS CÂIMBRAS SÃO RESULTADOS DE DESIDRATAÇÃO?
❌As câimbras possuem uma série de fatores que levam ao seu aparecimento, e a principal causa delas é o esforço físico em excesso.
As pessoas que sentem câimbras, normalmente, são aquelas que exageraram na prática ou possuem uma predisposição natural para o desenvolvimento desse tipo de problema físico que está, muitas vezes, ligado à nutrição. A falta de alimentos que contenham potássio, como a banana, é uma dessas causas.
👉🏼AS BEBIDAS ISOTÔNICAS SÃO TODAS IGUAIS?
❌De uma forma geral, as bebidas isotônicas são, muitas vezes, compostas por água, carboidratos, sódio e potássio.
O que acontece é que, algumas marcas colocam uma quantidade muito maior de carboidratos, sem necessidade. O ideal é que a concentração deste elemento fique entre 6 e 8% da composição.
Para mais informações👇🏼
👉🏼Sofia Pereira - Nutrição e Saúde
👉🏼Redes Sociais - @sofia_nutricao_e_saude
👉🏼E-mail: sofianutricaoesaude@gmail.com
👉🏼Telemóvel: 937 395 321
Até já!